sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Módulo 11 - Alimentação saudável e sustentável

Para começar a aula fazemos a dinâmica: Abrace o bichinho, objetivo aceitar o próximo como ele é, também vimos o vídeo da musica Oh happy Day com o coral gospel, passar uma mensagem de um dia feliz.
Unidade 1: Vimos como deve ser uma alimentação saudável: Deve ser variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida, segura. Vimos também os nutrientes não-essenciais e essenciais, para isso construímos a pirâmide dos alimentos.
Unidade 2: Desmistificando a alimentação saudável: Vimos que a alimentação saudável pode ser acessível, basta planejar quais alimentos devemos comprar e quais devemos evitar.
Unidade 3: Da desnutrição a obesidade: Estudamos a falta de alimentação ou excesso ligados as mas escolhas de alimentos podem ocasionar no estado de saudade das crianças e dos adolescentes.
Unidade 4: Alimentos industrializados e alimentos Naturais: Vimos quais as vantagens de se consumir alimentos naturais, em termos de custo, qualidade e beneficio para a saúde, e também hoje em dia, com a industrialização a alimentação se tornou mais acessível.
Unidade 5: Conquista de uma alimentação saudável: vimos que a dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento perfeito do organismo e dar preferência a alimentos naturais sem adição de substancia química.
Unidade 6: Segurança Alimentar e Nutricional: Vimos que nutrir vai alem de alimentar, agora com esse como esse conceito foi colocado em pratica no Brasil, que todas as pessoas tem direito de uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente de modo permanente.
Unidade 7: Experiência de sucesso na gestão do PENAI: Vimos conquistas de uma alimentação saudável o quanto a alimentação balanceada e quantidade adequadas contribuem para o bom desempenho das crianças e adolescentes na escola e traz muitos benefícios já comentados. Na aula também foi entregue o mapa do Brasil para cada escola, para preencher com recortes de alimentos brasileiro e colocar no mural da escola, para o cumprimento das PPS.
Dinamica: A professora pediu para cada um desenhar uma parte do corpo humano. Objetivo: que nosso grupo vive em harmonia e unidos para fazer as atividades. Para finalizar vimos os vídeo “O Astro” Vencer é divertido.

Postado por Devanir Maria Carminatti, aluna do Curso Técnico em Alimentação Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário