sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Módulo 11 - Meio Ambiente, Sociedade e Educação

Iniciamos este módulo no dia 1º de outubro de dois mil e onze com uma oração agradecendo a Deus por mais um dia.
Tivemos a presença do professor Donizete de Oliveira, explicando sobre a propriedades químicas e físicas, os componentes do reino mineral, vegetal e animal, falou da força da energia das turbinas da Hidrelétrica de Itaipu, da gravidade e da temperatura. Na fusão, na vaporização, na sublimação de uma substancia sempre há recebimento de calor, isto é aumento de temperatura e que é importante conhecermos a densidade das substancias para podermos entender questões ambientais.
Um dos efeitos do aquecimento global é o desgelo que vem ocorrendo em várias partes do mundo.
Já na unidade 2, foi tratado sobre o meio ambiente, clima e temperatura. Meio ambiente é o espaço onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos animais e vegetais. A temperatura é definida pelos físicos como a medida da energia cinética associada ao movimento das partículas que compõem um dado sistema físico.
Estudamos também sobre a transmissão de calor por radiação, os ecossistemas e cadeias alimentares, o equilíbrio ecológico e é claro da destruição da camada de ozônio, que se acha dentro da atmosfera entre 20 e 90 Km de altura, desempenhando uma função importante no clima, porque absorve as radiações ultravioletas do Sol e atua como regulador do calor.
Sei que foram umas horas bem proveitosas, ele nos explicou muitas coisas que eu nem sabia que existiam.
Após o almoço, o nosso tutor, professor Dorival Acosta, exibiu vários vídeos sobre energia eólica que a energia que provém do vento ou seja, do ar em movimentação. Vimos um poço sobre a Agenda 21, que é muito importante para toda a sociedade. Falamos da reciclagem do lixo e tratamento de esgoto.
A comunidade busca um ambiente escolar saudável porque contribui com a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente.

postado por Maria Gorete Caraiba, aluna do Curso Técnico em Meio Amnbiente e Manutenção da Infra-Estrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário