terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Módulo 3 - Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica

Como o primeiro e o segundo módulo esse terceiro também foi uma aula reposição, pois iniciei no profuncionário no dia 05/03/11 e o curso já havia começado.
Começamos nossa aula com a oração do Pai Nosso, depois assistimos a um vídeo motivacional, intitulado como as aparências enganam – uma lição de vida, o mesmo nos mostrou que se a pessoa quiser, ela consegue, não importa sua aparência e que não devemos julgar ninguém pela sua aparência. Vimos também um vídeo do Dante Diniz Bessa, que nos diz com clareza que a formação do homem se faz pela cultura. E que temos que nos adaptarmos as diversas culturas existentes até hoje.
Aprendemos sobre o Devir humano – ser humano será que nós sempre fomos assim? Não estamos sujeitos a várias mudanças, porque através da cultura é que nos tornamos seres humanos que somos hoje. E um fator muito importante nessa formação é a educação.
As escolas unem várias culturas na qual se dá a junção da cultura científica.
A escola tem como cultura formar cidadãos e profissão.
Falamos sobre linguagem das diversas culturas e que a mesma significa um conjunto de símbolos que usamos para nos relacionarmos com os outros e com o mundo. E que as mesmas são classificadas em verbais e não-verbais.
Vimos também sobre o trabalho entre essas culturas e podemos afirmar que o trabalho também educa. Preste atenção se o seu trabalho está servindo realmente na contribuição da educação. Cada dia todos ao seu redor aprende com você.
Falamos sobre valores culturais e o que cada um representa para a educação e a sociedade, além disso, falamos sobre as práticas culturais na escola, que diz respeito ao que somos na escola. Todos nós somos educadores e devemos tomar nossas decisões como tal.
O professor nos perguntou sobre o que o trabalho significava em nossas vidas, foi legal ouvir as experiências dos meus colegas e relatar a minha.



Postado por Eni Fátima dos Santos, aluna do Curso Técnico em Se





cretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário