terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Módulo 7 - Informática Básica

Neste módulo iniciamos com uma oração um pouco diferente, na qual usa-se termos ligados a informática, tais como “Dê um CLIQUE DUPLO nesta aula! ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL. SALVE-O em seus ARQUIVOS PESSOAIS...” Achei muito interessante e criativo.
Logo após assistimos a um vídeo do palestrante Daniel Godri, sobre “A agulha e a Linha”, as diferenças entre elas, as duas são fundamentais para a costura de uma roupa, mas quem sempre aparece é a linha, a agulha não vai a festa. Falou como isso pode ser comparada a nossa vida, às vezes somos como a agulha que participa, trabalha, mas não aparece, não é valorizado, mas mesmo assim não podemos desanimar, pois temos o nosso valor, mesmo que ainda somos esquecidos, como a agulha.
Em seguida vimos o vídeo com o autor do Módulo 7, dando uma explicação geral do módulo, da evolução da tecnologia, desde a antiguidade.
Passamos para o estudo da Unidade 1 – “Descobertas e Criações do homem na sua relação com a natureza e o trabalho”. Vimos as grandes invenções do homem ao longo de tempo, como a cerâmica, a escrita entre outras, passando depois pela Revolução Industrial, a descoberta da energia, do telefone, do radio, da televisão, coisas hoje parece tão comum, mas que levou tempo para ser descobertas, inventadas, aperfeiçoadas até chegarmos ao que existe hoje.
Na Unidade 2, vimos as “Tecnologias e mercado de trabalho”, pudemos verificar a influencia das descobertas e evoluções tecnológicas na relação do homem com o trabalho e ainda refletir sobre o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho e a importância da informática na formação do trabalhador, já que vivemos agora na Era da Tecnologia da Informação, em que cada vez mais se faz necessário termos o máximo de conhecimento possível em matéria de informática, afinal ela está inserida em todos os setores da sociedade moderna. O uso do computador facilita a nossa vida, não só como profissionais mas como pessoas e cidadãos. Quem não tem conhecimento em informática, encontra dificuldade tanto em encontrar trabalho, como também usar serviços bancários, ou na hora de votar, afinal hoje é tudo por meio eletrônico. Portanto é essencial saber lidar com o computador nos dias de hoje.
Na segunda aula, deste módulo, tivemos a participação por teleconferência, do diretor do NTE de Naviraí, Prof. Maurício Cândido e da Coordenadora Eunice Cardoso de Oliveira, dando esclarecimentos aos cursistas e falando também sobre o encerramento da primeira etapa e inicio da segunda, que ocorrerá no dia 3 de setembro.
Tivemos a presença do Prof. Marcio Cavallini, da Sala de Tecnologia da EE. Leopoldo Dalmolin, ministrando a aula prática de Informática. Mostrou um vídeo falando sobre a Evolução da Tecnologia, desde os primórdios até os dias de hoje.


Postado por Elisângela Aparecida Gouveia Acosta, aluna do Curso Técnico Em Secretaria Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário