sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Módulo 12 - Alimentação

Na aula do dia 29 de outubro de 2011 estudamos politicas de alimentação escolar, para começar vimos o vídeo “Alta Estima”objetivo: A união faz a força, e também o vídeo “O que te faz feliz” e cada aluno escreveu o que faz ser feliz
Unidade 1 – A ação do estado brasileiro como regulador e provedor da alimentação escolar, foi comentado sobre a entrega do produto para as escolas e sobre o programa do governo. Vimos também o vídeo “ A importância do PNAE na escola e de onde vem a merenda da escola”
Unidade 2 – Alimentação escolar e seus benefícios: Aprendemos a relação entre a alimentação e a educação, nosso papel na formação e na vida dessas crianças e adolescentes, que somos responsáveis pelo preparo dessa alimentação, que contribuirá para o desenvolvimento dos estudantes.
Unidade 3 – Gestão de alimentação escolar nos estados e municípios. Conhecemos algumas atribuições do conselho de alimentação escolar, aprendemos um pouco mais sobre funções, atribuições e competências e a necessidade da presença da merendeira nesse conseito.
Unidade 4 – O nutricionista na alimentação escolar. Conhecemos sobre a atuação da nutricionista na alimentação escolar.
Unidade 5 – Da merendeira a educadora alimentar. Nesta unidade conhecemos a importância da merendeira dentro da escola que ao final desse curso se tornara um técnico em alimentação escolar, um educador alimentar.
Unidade 6 – Cozinhas e cantinas nas escolas. Aprendemos que a escola deve assumir sua responsabilidade na promoção da saúde dos escolares, orientando e estimulando a produção e o fornecimento de refeições e lanches de qualidade.
Unidade 7 – Alimentação escolar no conceito internacional. Nesta unidade vimos como a alimentação escolar brasileira cresceu e é vista como um dos maiores programas do mundo. Nesta aula tivemos também a presença da nutricionista Paula Navaro falando sobre higiene e educação


Atividades do módulo 12
Quais são as atividades que podemos fazer para colocar em pratica a educação nutricional ?
Atividades LAVAGEM DAS MÃOS:
Como fiz essa atividade: Fui em cada sala de aula e expliquei como higienizar as mãos corretamente antes das refeições e coloquei em pratica levando os alunos para lavar as mãos e explicando passo a passo a importância de eliminar as bactérias das mãos, antes de pegar os alimentos pra comer. Para concluir a professora fez atividades com os alunos do segundo ano, fazendo cartazes com desenhos, mensagens e fotos e como e quando fazer a higienização das mãos.


Postado por Devanir Maria Carminatti, aluna do Curso Técnico em Alimentação Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário